Sustentabilidade é um conceito que deve ser buscado por um caminho longo e constante. O desenvolvimento sustentável atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
É um termo vinculado à ação do homem em relação ao meio ambiente, refere-se ao equilíbrio existente em uma espécie de acordo com o ambiente e a todos os fatores ou recursos de que dispõe para permitir o funcionamento de todas as suas partes, sem a necessidade de prejudicar a saúde.
Desenvolvimento sustentável
A Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, define desenvolvimento sustentável como “desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas próprias”.
Ao contrário do que possa parecer, a sustentabilidade não é um modelo anti-crescimento, mas um modelo que busca o desenvolvimento de tal maneira que os recursos sejam respeitados e usados com sabedoria.
As condições biofísicas da Terra e seus recursos representam fatores fundamentais e insubstituíveis do crescimento econômico; por esse motivo, é importante trazer o tema da sustentabilidade para a atenção global.
O conceito de sustentabilidade consiste em três elementos distintos:
- Economia
- Igualdade
- Ambiente
Portanto, só é possível falar em sustentabilidade quando esses três elementos podem ser operados simultaneamente; protegendo o ambiente, promovendo a igualdade e preservando o crescimento e o desenvolvimento econômico.
Os principais objetivos da sustentabilidade
O objetivo que esse modelo deseja buscar é preservar os recursos do planeta em que vivemos e dos quais dependemos.
Em particular, as principais categorias de referência são:
- Energia sustentável: abandonar combustíveis fósseis e passar a usar fontes de energia renováveis
- Sustentabilidade e igualdade: permitindo que todos tenham as mesmas possibilidades
- Comunidades sustentáveis: criando comunidades que escolhem um estilo de vida que respeite os recursos do ecossistema
- Cidades sustentáveis: projetando novas cidades e redesenhando as cidades existentes com base em critérios de conformidade ambiental e social
- Consumo sustentável: educar os indivíduos no consumo informado.
- Comércio e indústrias sustentáveis: tornando o uso de recursos mais eficientes.
Como ser mais sustentável?
Nosso modo de vida marca nosso planeta. Mas se é complicado agir para mudar tudo, certos gestos são acessíveis a todos. Confira pequenas dicas de sustentabilidade para ser mais ecológico diariamente.
- Limitar o consumo de energia: Antes de tudo, limitar o consumo de energia é, além de um gesto ecológico, um gesto que faz bem à carteira.
- Limite seu consumo de água: Outro gesto que também faz bem à carteira é limitar o consumo de água.
- Controle suas compras: O mais difícil é raciocinar quando compramos nossos pequenos prazeres. Coisas de que gostamos: roupas, alta tecnologia, livros, cosméticos, acessórios, etc. Aqui também, para ser ecologicamente correto, você precisa ser razoável e perceber que nossas escolhas vêm com seu “fardo ecológico” .
- Respeite o meio ambiente: O lado divertido do meio ambiente é a biodiversidade, os animais e plantas que vivem aqui e ali. Sim, mas qual é o nosso poder de protegê-los? Já estamos evitando perturbar seu ambiente natural ou estamos encorajando, direta ou indiretamente, as indústrias que os maltratam?
- Continue sorrindo! Finalmente, o último truque é, acima de tudo, continuar sorrindo, mudando gradualmente seus hábitos, cada pouquinho conta…
O Hotel Fazenda Vila Chico e a sustentabilidade
O Hotel Vila Chico está totalmente comprometido com um modelo holístico de sustentabilidade que apóia uma série de iniciativas ambientais e comunitárias locais.
A Vila Chico participa da incrível mobilização em todo o mundo para conter impactos ambientais negativos e se preparar para o que a empresa terá que enfrentar no futuro.
Assim, o hotel participa de ações como:
Vila Chico e o sistema Biogás
Em muitas realidades, tornou-se uma prática diária garantida, mas a separação de resíduos é muito importante.
O Hotel Vila Chico, disponibiliza recipientes para os hóspedes diferenciarem o lixo. Assim, é possível compostar resíduos orgânicos e realizar outras boas ações para minimizar o desperdício residual.
A vila adotou o sistema Biogás e encoraja os hóspedes a separar os lixos produzidos durante a estadia para que possa ser utilizado na produção de biogás.
Além disso, o Restaurante do Chico utiliza o gás de cozinha e o fertilizante gerados no sistema HomeBioGas. Assim, o hotel mantém o cuidado com a nascente e a preservação da mata na área da Vila Chico.
Dessa forma, é possível economizar até 788 g de CO2 por hóspede, o equivalente a 29 árvores plantadas.
Você já conhece a horta do Chicote?
A Vila Chico é um hotel fazenda e, claro, não poderia faltar a horta, um local, para nós, sagrado, onde produzimos hortaliças, alguns legumes, temperos e ervas utilizadas em nossa culinária. Tudo orgânico e o fertilizante é resultado da compostagem no sistema HomeBiogas que você já conheceu nesse artigo.
Além disso, algumas frutas de época são colhidas diretamente das árvores nos jardins e na florestinha da Vila. Certamente, se você já experimentou nossa goiabada, produzida aqui, e já tomou um café com a gente, já provou dessas colheitas.
A Vila Chico oferece cardápios com alimentos orgânicos no Restaurante do Chico
Você sabia que o transporte dos produtos tem um grande impacto econômico e ambiental? Assim, a preferência pela compra de zero km, além de apoiar as economias locais, evita custos e, acima de tudo, emissões de CO2 relacionadas a viagens. Por isso, a Vila Chico tem uma Horta Orgânica que produz parte do que é consumido no Restaurante do Chico.
A horta oferece legumes da estação durante todo o ano para garantir a melhor qualidade de comida aos nossos hóspedes.
Assim, todos esses produtos orgânicos e saudáveis são utilizados no Restaurante do Chico, onde o Chef os usa no cardápio, oferecendo pratos tradicionais de Minas Gerais. Isso permite aos visitantes escolheram um estilo de comida mais sustentável!
Além disso, o Hotel reduz o desperdício de alimentos, utilizando, por exemplo, alimentos produzidos localmente e intervindo nos hábitos sociais para garantir que o desperdício de alimentos seja considerado inaceitável.
Conheça o cardápio do Restaurante do Chico, que abre de segunda a segunda para Café da manhã e almoço.
A Vila Chico e a redução do consumo de água
O hotel busca reduzir o consumo de água nos chalés ao mínimo necessário. Assim, além de incentivar os hóspedes a usar água (e toalhas) de forma responsável, o hotel acelera as operações para reduzir as emissões de CO2.
Arborização na Vila Chico
A presença de plantas purifica o ambiente e ajuda a tornar os espaços da acomodação agradáveis.
O plantio de árvores no exterior não apenas absorve o CO2, como também expande o espaço disponível para os hóspedes: o que poderia ser mais agradável do que uma rede ou um balanço debaixo de uma árvore no verão? E isso a Vila Chico tem!
Equipe treinada para viver a sustentabilidade
Nossos funcionários são treinados para trabalhar de acordo com as diretrizes ecológicas que participam do plano de reutilização de toalhas/lençóis e seguem o programa inteligente de economia de energia.
Toda a nossa equipe é treinada para entender e implementar práticas ecológicas diárias como reciclagem de alimentos, uso correto de eletricidade, lenha, uso de papel reciclado e muito mais!
Separamos um link especial para você obter mais dicas de sustentabilidade para o seu dia. Trata-se do Blog Desassossegada da Stephanie Gomes, é só clicar aqui: http://desassossegada.com.br/2014/01/08/34-maneiras-de-incluir-sustentabilidade-no-seu-dia-a-dia/
Sem comentarios